bandeiras.png
logomarca.png

AGROECOVIVÊNCIAS

barra-titulo.jpg

TREKKING NA SERRA BOA VISTA

trekking.jpg

Numa ramificação da Serra da Mantiqueira, distante 7 km da vila do Manejo – município de Lima Duarte MG – localiza-se a Serra Boa Vista. Parte integrante da Serra da Mantiqueira, a Boa Vista recebeu esta denominação devido à excelente vista que se tem de seus planaltos, com altitudes médias de 1000 m e com máxima de 1280 m no Pico da Boa Vista.

 

É uma região característica de montanha da zona da mata mineira, com tradicionais pastagens de capins nativos (gordura) e outras culturas introduzidas, mata atlântica e capoeiras, grutas e grotas úmidas, areias de sílica, cachoeiras de águas cristalinas e puras, paredões rochosos e campos rupestres.

 

Sua cobertura florestal apresenta uma vegetação típica de clima temperado tropical; com grande variedade de espécimes, como candeias, gramíneas, bromélias, orquídeas, jacarandás, paus mulatos, jacarés, assa-peixes, angicos e várias outras árvores de pequeno e médio porte. Estão presentes também espécies arbóreas exóticas, como eucaliptos, algumas frutíferas, melíferas e ornamentais, plantadas pelos fazendeiros ecologicamente corretos.

 

Sua população animal, além dos colonos e visitantes, representa uma boa amostra da fauna original das terras sul mineiras, sobrevivente das constantes agressões e crimes contra o meio ambiente brasileiro. Ela é constituída basicamente de animais de pequeno e médio porte, entre eles: seriemas; tatus; lontras; iraras; lobos-guará; jaguatiricas; onças (parda e pintada); gambás; tapitis; tamanduás; cobras (cascavel, jararaca, urutu etc); aranhas; numerosos insetos, anfíbios e aves (tucanos, gaviões, sabiás, beija-flores, maritacas, pica-paus, bem-te-vis, sanhaços, saíras, trinca-ferros etc).

 

Como forma de observação ecológica adequada para este bioma, sugerimos um trekking de leve ou médio esforço com ritmo suave o suficiente para total contemplação dessa harmonia natural e selvagem. Essa visita pode ser de um, dois ou três dias.

 

Um ecossistema de montanha, em qualquer lugar do mundo, possui a fragilidade de uma criança, portanto é preciso observar certos cuidados:

- evitar retirar ou danificar qualquer material vegetal, animal ou mineral;

- não introduzir espécies vegetais e animais estranhas ao ambiente da serra;

- não portar instrumentos ou armas que possam causar danos à flora, fauna ou ambiente;

- fazer fogo diretamente no solo utilizando madeiras, sem conhecimento técnico;

- trazer para a cidade todo lixo produzido na viagem;

- não deixar porteiras e tronqueiras abertas ao passar, bem como acampar ou entrar em propriedades particulares da região sem autorizações;

- deixar pela estrada a tristeza e o baixo astral para não contaminar a natureza serrana.

 

“Na natureza não se deixa nada, a não ser pegadas.

 Não se tira nada, a não ser fotografias.

 Não se mata nada, a não ser o tempo”.

 

Solte-se e feliz caminhada!