bandeiras.png
logomarca.png

 

HOMENAGENS  HONESTAS

barra-titulo.jpg
bemviver.jpg

Quando ainda criança, aprendi com meus pais e minhas avós que na vida é tão importante e gostoso doar quanto receber. Aprendi o quão importante é reconhecer quem te ajudou na estrada da lida e, se possível, prestar honestas homenagens a esses personagens ilustres que cruzaram nossos caminhos.

Faz alguns anos, tenho buscado ser agradecido aos amig@os que sempre estão próximos, ajudando no crescimento das nossas atividades agroecológicas na Fazenda Serra Boa Vista em Manejo, município de Lima Duarte, MG.

Finalmente encontrei uma forma interessante de homenageá-los. Produzi placas indicativas dos variados equipamentos, locais e construções da fazenda e, em cada placa, homenageio uma pessoa que teve ligação direta com aquela instalação realizada.

Segue aqui a lista, para assim fazer mais uma homenagem honesta a esses amig@os querid@os:

 

Biblioteca Rural Haroldo Tijolinho de Oliveira

Engenheiro e poeta, amante da Natureza desde que nasceu na Fazenda d`Aguada em Santa Rita da Ibitipoca. Nunca teve pressa pra nada, inclusive nunca usou relógio. Papai é daqueles apaixonados por leituras, encanta e se diverte até com jornal velho! Me ensinou o amor pelos livros e a como ter paciência com o mundo!

 

Cozinha da Roça Sara Bittar de Oliveira

Mãe superlativa e cozinheira gourmet, muito antes desse termo cair na boca da gastronomia mundial. Filha de libaneses, perdeu o pai com somente quatro anos de idade, por conta da disputa de um rádio com um irmão dele! Nem por isso, perdeu o gosto pelas músicas. Foi ela que me ensinou a cozinhar sempre ouvindo uma bela canção. Tinha a incrível capacidade de não precisar de receita para reproduzir um prato novo. Só de provar uma nova iguaria, conseguia copiá-la. E o que é mais impressionante, ainda melhorava a receita original!

 

Moinho d`Água de Pedra Mônica Barros Costa

Professora, pesquisadora, médica endocrinologista. Pessoa alegre, forte e com muita disposição para conhecer novos lugares. Viajante encantada pelas belezas desse nosso Planeta lindo. Ela é a companheira que as Deusas guardavam pra mim depois que eu atravessasse o deserto! Como eu, ela adora um bom fubá de moinho de pedra tocado pela água. Já fizemos muitas broas maravilhosas e certamente ainda faremos muitas tantas.

 

Leituras no Curral Begma Maria Cristina Barcelona

Professora e Doutora em Linguística. Amante da Literatura, das artes e dos livros, seu nome verdadeiro é Begma Tavares Barbosa. Esse nome da placa é seu nome de futura escritora! Ela foi minha aluna de Fotografia e, desde então, dividimos leituras, imagens, dúvidas e alegrias. Certamente criei a AgroEcoVivência “Leituras no Curral” da fazenda por conta da amizade com essa querida irmã da vida. Ah, importante, ela é nossa madrinha de casamento! Kkkk

 

Primeira Casa 1983 Pau a pique

Quando chegamos à Terra da Boa Vista no final de 1982 não existia nenhuma casa, nem estradas e muito menos alguma benfeitoria. Tivemos que construir tudo, inclusive essa primeira casa da qual mantemos até hoje uma parte da original! A técnica do “pau a pique” é muito usada no meio rural brasileiro, sobretudo quando não se tem possibilidades do uso de uma alvenaria de tijolos e cimento. Consiste numa construção até bastante sólida de barro e trançado de madeiras, normalmente bambus.

 

Curral e Sala de Ordenha Paulo Roberto de Oliveira

Pedreiro, marceneiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, eletricista, produtor rural, apicultor, amigo xará de primeira grandeza. Certamente a Boa Vista deu um grande salto positivo depois que o PR veio trabalhar conosco como parceiro/meieiro. A construção do curral é uma das várias obras que ele ergueu na fazenda, quando ainda era “somente” pedreiro. Tal como papai, ele tem a incrível capacidade de não saber mentir!

 

Mesa do Encontro Victoria Maria Delgado Almeida

A mãe que todo o Manejo gostaria de ter! Uma simpatia, humildade e ânimo com seus 86 anos (*1936) que faz a gente ter até vergonha quando diz estar cansado! Foi a grande madrinha para a criação, por minha irmã, da cooperativa basicamente de mulheres, a Associação Mãos Mineiras, na comunidade rural local do Manejo. É mais uma produtora rural que adora receber as pessoas em volta de uma boa mesa, de preferência, com broa, café e um bom queijim mineiro...uai not!?

 

Primeira Queijaria Margarida e Afonso da Fonseca

Produtores rurais desde nascidos. Nosso primeiro casal morador e funcionários durante 21 anos. Duas figuras espetaculares e incrivelmente opostas. Grandes conhecedores das coisas da roça, muito inventivos e sempre prontos para receber uma visita! Aprendi sobre muitas plantas e bichos com eles, inclusive experimentei várias novidades através das boas panelas no fogão a lenha sempre acesso na casa deles.

 

Queijaria Artesanal Antonio H D Lacerda

Historiador, produtor rural, queijeiro, político de batalha.  Ele é um verdadeiro HD vivo e falante de conhecimentos e informações sobre a história dos Queijos em Minas. O principal defensor do Queijo Mineiro Artesanal (QMA) e do Queijo Artesanal Mineiro (QAM) na nossa Região das Serras da Ibitipoca, no Estado de Minas Gerais e no Brasil. É um batalhador incansável pela implantação e aperfeiçoamento do SELO ARTE para os queijos e outros produtos artesanais rurais brasileiros. Ótima pessoa, esse nosso quase vizinho de trás da Serra, é sempre um bom papo. Principalmente acompanhado de uma boa branquinha da roça e de um queijo artesanal, é claro!

 

Casa da Fera da Serra Talita Marruá de Oliveira

Nossa queijeira-chefe desde dezembro/2017. Nunca tinha feito queijos e nem era muito boa de cozinha. Aprendeu bem rápido com sua Tia Maria e comigo durante apenas três dias! E já até inventou alguns novos métodos e sistemas na fabricação dos nossos Queijos da Montanha®, inspirados no parmesão italiano. Hoje é uma mulher preocupada com seu bem estar físico, faz alimentação balanceada, pratica ginástica regularmente e gosta muito de cantar. Adora felinos, gosta de roupas de onça e é uma Fera da Serra!

 

Horta Irutaí Puertas e Paulo Aguinaga

Dois grandes amigos e Mestres em AgroEcologia que conheci ao trabalhar na Cooperativa de Alimentos Naturais (CooNatura) no Rio de Janeiro na década de 1980. Duas pessoas apaixonadas pela Terra Mãe Natureza e apaixonantes como seres humanos autênticos e verdadeiros! Responsáveis diretos por minha boa alimentação do corpo e do espírito desde essa época carioca da minha vida e que permaneceu, com a semente que foi plantada e cuidada.

 

Casa do Mel Felipe Cesar

Apicultor, ambientalista, gestor ambiental. Meu primeiro Mestre na arte de encantar e criar abelhas na Serrinha do Alambari, vizinha do Parque Nacional de Itatiaia, RJ. Um carioca de bom coração, extremamente estudioso e muito focado na árdua tarefa da proteção do meio ambiente brasileiro. Atualmente dirige a ONG Crescente Fértil, responsável por nos indicar para ingressar no programa de preservação e regeneração de matas nativas através do PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais) da TNC (The Natural Conservancy).

 

Galpão de Trabalho Raquel Bittar de Oliveira

Arquiteta, planejadora ambiental, recicladora e minha irmã de sangue. Herdou o carinho de mamãe e a compulsão em guardar coisas, quaisquer coisas, de papai. O resultado é um Galpão de Trabalho apinhado de tralhas num estado caótico...que as Deusas abençoem essa bagunça! Foi a idealizadora e principal coordenadora da Associação Rural Artesanal para o Eco Desenvolvimento Mãos Mineiras no Manejo, 7km abaixo da Serra Boa Vista.

 

Bezerreiro Guilherme Bittar de Oliveira

Veterinário, especialista em nutrição animal e meu irmão de sangue. Sempre foi um forte incentivador da organização e planejamento com o gado da BV. Algumas boas dicas e muitas histórias “quase engraçadas” nos ajudaram a projetar instalações e métodos com os bovinos. Como ele não pratica veterinária homeopática, perdeu lugar na fazenda para o Rodrigo Trifilio.

 

Cine Garagem da Serra Roberto Gerheim

Empresário, joalheiro, cinéfilo. Durante 30 anos esteve à frente da Joalheria Meridiano em JF, onde, muito simpático e amável com os clientes, sabia vender com maestria e boas histórias. Empreendeu o restaurante e área de lazer da Fazenda Santa Clara em Coronel Pacheco, quando teve a magnífica ideia de instalar um Salão de Projeção Audiovisual num galpão velho. Justamente de onde me veio a inspiração para transformar uma grande garagem de 60 metros quadrados da BV no “Cine Garagem da Serra Roberto Gerheim”. Inauguramos o espaço cinematográfico com “O Mineiro e o Queijo” do Helvécio Ratton e, na platéia atenta, rolou farta distribuição de cubinhos de queijo, mandioca assada, suco de uva e vinhos! Hoje, Roberto, administra a Casa Monet – espaço gourmet e local de eventos. E eu, continuo não comprando jóias, sendo amante do cinema e amigo dele!

 

Minhocário Fernando Macedo

Empresário aposentado do ramo de alimentação coletiva e minhocultor empolgado. Meu mais novo amigo de 88 anos de idade (* 1934) e travessuras. Me presenteou com nosso primeiro lote de minhocas vermelhas californianas. Elas tinham passado por anos de estágio num canteiro de edifício no Rio de Janeiro. Quando os vizinhos moradores cariocas começaram a reclamar da criação de minhocas, Fernando não teve dúvidas, arrumou um novo lar para suas amadas, na sua amada Terra das Minas Gerais! Demos muita sorte! Kkkk

 

Piscina de água corrente Alexandre M H Maestrini

Educador Físico, especialista em Gestão Esportiva, escritor, professor. Amigo de longa data, grande incentivador de atividades outdoor, tanto ligadas ao esporte quanto à produção agropecuária. Sempre com um sorriso solto e com muita disposição para opinar, ensinar ou participar de uma boa roda de cervejas com queijos e/ou embutidos. Depois do casamento com a Christine, aumentou seu interesse pelo idioma alemão e criaram juntos a escola Instituto Autobahn. Entusiasta de novas tecnologias, foi quem ensinou o uso correto de roçadeiras nos pastos da fazenda, inclusive o gingado com o corpo, tão necessário para facilitar o serviço e não criar lesões no operador da máquina!

 

Galinheiro Maria e Antônio Domingos

Produtores rurais e irmãos trocados do nosso primeiro casal de colaboradores, a Margarida e o Afonso. Ficaram trabalhando conosco até se aposentarem e ainda gostam muito da lida na roça. De vez em quando nos dão o prazer de uma visita com boa prosa. Sempre adoraram galinhas e esse lindo espaço de poedeiras é uma homenagem honesta e justa aos dois grandes amigos e antigos funcionários dedicados.

 

Escritório Criativo Fred Furiati

Programador visual, Chefe de Cozinha, Padeiro, especialista em Informática e organização de escritórios. Eu o conheço desde os tempos em que ele entrava, literalmente, dentro do computador-mãe da Siderúrgica Mendes Júnior em JF. Sua empresa atual, a br3 Comunicações, cuida com muito carinho e eficiência de toda programação visual, peças gráficas, rótulos e esse site da fazenda. É uma pessoa inspiradora e com uma grande capacidade de gerar boas idéias, principalmente quando o assunto é vida saudável. Temos boas parcerias, desde que ele e sua simpática esposa Ângela, tiveram a Padaria Artesanal e Lanchonete Cio da Terra, casa que foi referência no mercado de alimentos naturais na cidade de Juiz de Fora nos anos 1990.